Efeito Wild Oat 2 – A contribuição da pesquisa dos Florais da Califórnia para o desenvolvimento da Terapia Floral no Brasil
Efeito Wild Oat 2 – A contribuição da pesquisa dos Florais da Califórnia para o desenvolvimento da Terapia Floral no Brasil
- fevereiro 17, 2013
- Posted by: zek
- Categoria: Dicas de florais
À Dra. Kátia Kuchler, médica homeopata, uma das pioneiras no uso dos florais no Brasil, devo a minha libertação com relação à culpa de se trabalhar com um número mais elevado de florais. Toda vez que a encontro, costumo agradecer-lhe por este efeito em minha alma. A Dra. Kátia foi a minha Princesa Isabel. Suas fórmulas, já naquela época, contemplavam um número muito elevado de florais, algumas com quarenta ou mais, algo que, até hoje, as pessoas, em todo o mundo, costumam estranhar. Ela foi um exemplo a encorajar-me para rever os preconceitos que limitam a obra do Dr. Bach e uso dos seus florais. Minha gratidão a ela não tem preço.

A Hércoles Jaci devo a didática criativa, leonina, dramática e inesquecível com que compartilhava sua experiência, seus “causos” e por apresentar-me aos florais nacionais, especialmente, aos Florais de Minas. A partir dele, mergulhei no estudo das flores dos nossos sistemas florais também. Foi ele quem inspirou-me na pesquisa musical dos florais, que até hoje, conduzem vivências nos meus cursos. Com Hércoles aprendi também que, quando usamos nossos talentos criativos para ensinar, os alunos nunca esquecem. E assim, depois de tomar muita Pink Monkeyflower, da Califórnia, pus em prática o meu lado leonino para representar, cantar e recitar os florais sem medo de pagar mico.
E quanto à Ruth Toledo, esta, além de atuar como instrumento para o meu Chamado maior, com sua leveza e saber inspirado das essências florais, flechou meu coração com amor e gratidão pelos florais da Califórnia. A Ruth foi o meu cupido para o trabalho de pesquisa de Patricia Kaminski e Richard Katz, a grande portadora destas bênçãos florais que, desde então, passei a espalhar no Brasil e no mundo. Creio que o sentimento que melhor descreve que sinto por ela é a irmandade.

A flechada da Ruth foi certeira. A minha história com a Flower Essence Society estava apenas começando e eu não tinha idéia do que ela viria a ser. Mas o Universo sabia. Estava só esperando o primeiro passo.
Este post é pequeno para o que aconteceu nestes vinte anos de envolvimento com os Florais da Califórnia e com a Flower Essence Society. De tudo, creio que a maior contribuição que pude proporcionar ao desenvolvimento da Terapia Floral no Brasil, foi ter sido um instrumento para trazer o programa de certificação Internacional da FES para cá – um desafio que assumi há exatamente dez anos.
Com isto, gradativamente, foi-se formando uma rede de multiplicadores da importância do estudo da linguagem da natureza por meios acessíveis a todos os olhares, ( as 12 janelas de percepção do reino vegetal ), das propriedades sutis das famílias botânicas e dos meta-níveis de cura da terapia floral, dentre outros temas da pesquisa da FES.
Passamos a dar mais importância à botânica em si, dos insights que ela nos traz para a seleção dos florais, e a ter mais consciência da necessidade da classificação botânica correta de um exemplar escolhido para se preparar uma essência floral. Também aprendemos a traçar metas terapêuticas e a melhor rastrear o efeito do uso das essências florais de modo a consolidar esta arte de cura com as flores.
Enfim, a pesquisa da Flower Essence Society trouxe mais maturidade à arte da Terapia Floral e transformou o Brasil numa grande potência terapêutica.

De minha parte, assisti, com orgulho, algumas de minhas ex-alunas tornarem-se professoras autorizadas da Flower Essence Society, por ocasião da expansão do programa no Brasil, espalhando mais bênçãos no nosso país. Também tive o privilégio de desfrutar circunstâncias memoráveis junto aos pesquisadores Patrícia Kaminski e Richard Katz, ao longo destes anos, que fortaleceram a minha crença em milagres.

Desta forma, só tenho que agradecer ao Criador, por tudo que vivi estes anos após ter-me permitido enxergar a obra do Dr. Bach por outros ângulos: os ângulos da fraternidade, da igualdade, da simplicidade, da liberdade, da humildade e da compaixão.
E você?
P.S –1 – Veja na agenda de cursos, o próximo curso on-line sobre os Florais da Califórnia
2 – Minha profunda gratidão também a Cynthia Abu-Asseff, ao Bibo e a toda equipe da Essências Florais, por todos estes anos de parceria, cursos, viagens e sustentação do trabalho da Flower Essence Society no Brasil.
4 Comentários
Deixe um comentário Cancelar resposta
[vc_row full_width=”” parallax=”” parallax_image=””][vc_column width=”1/1″][vc_widget_sidebar sidebar_id=”default”][/vc_column][/vc_row]
Acho lindas as pétalas que as flores deixam em nossos caminhos como sinais divinos a que caminho percorrer. Estou no início de Wil Oat e já sinto a chama do coração bater mais forte rumo ao meu destino. Eu sei que ainda vou conhecer muitas pessoas e quero muito conhecer você. Assim como as flores vão desvelando as reentrâncias em nossos horizontes, vamos caminhando juntos com a terapia floral no Brasil. Com amor, Tatiana.
Obrigada, Tatiana!
como dizemos em inglês, take your time – respeite o seu tempo. Certamente, o Universo providenciará o nosso encontro! Boa sorte em seu caminho! Um abraço!
Olá Rosana! Obrigada por dividir sua caminhada conosco. Belo texto!! Foi também com wild oat que descobri o caminho de minha alma… Essência maravilhosa! beijo grande, Camila
Obrigada, Camila!
Um abraço!