Pollyanna e o ano de Saturno – uma retrospectiva de 2013
Pollyanna e o ano de Saturno – uma retrospectiva de 2013
- dezembro 29, 2013
- Posted by: zek
- Categoria: Geral

Assim, pesado, cansativo, trabalhoso, desafiador e devastador foram alguns dos adjetivos, que andei ouvindo, relativos ao mesmo. É claro que, em todos os anos, coisas boas e coisas ruins acontecem a todo mundo. No entanto, em 2013, a sensação é que não tivemos muita trégua para saborear as coisas boas. Os eventos traumáticos e/ou difíceis fizeram-se mais presentes em nossas vidas, sejam a nível pessoal ou coletivo.
Particularmente, digo, com certeza, que 2013 foi e é um dos anos mais importantes de minha vida. Um ano não só regido por Saturno em termos coletivos, mas no qual vivi e estou vivendo o meu segundo retorno deste planeta – uma fase de balanço e redirecionamento de vida. Saturno, no meu mapa astrológico, têm influencia marcante nos âmbitos: familiar, profissional e social. Assim, os acontecimentos coletivos ou de pessoas queridas a minha volta, tiveram um grande impacto em minha vida, como se fossem, também, meus. Os compromissos profissionais impeliam-me a seguir à diante, demandando por em prática um olhar espiritual, para conseguir distanciar-me emocionalmente e dar conta dos mesmos. Foi assim, antes ou durante, praticamente, todos os treinamentos importantes que realizei este ano.
A família passou por grandes mudanças; algumas boas, outras, difíceis de aceitar. A adaptação dos netos à grande família é um processo que envolve todos nós. São muitos os desafios a serem superados, embora o amor e a alegria de os terem conosco impulsiona-nos a vencê-los. E, sinceramente, ser avó e ouvir o netinho mais novo, que ainda não fala quase nada, te chamar e alegrar-se com a tua presença, é prá lá de emocionante!
De grande ajuda foram a leitura do livro Jouney of Souls, Case Studies of Life between Lives ( Jornada das almas – Estudo de casos da Vida entre vidas ) , do PHD em Psicologia, Dr. Michael Newton, dica da querida Ruth Toledo Altschuler, emprestado por outra querida, Anete Effting, que foi meu livro de cabeceira parte deste ano ( veja os comentários em inglês: http://www.amazon.com/Journey-Souls-Studies-Between-Lives/product-reviews/1567184855 ), concomitante ao uso constante das essências florais ( Explorer´s Gentian e Rock Fringe estiveram presentes, por muito tempo nas minhas fórmulas ) e do Benediction oil, um produto maravilhoso da Flower Essence Society, massageado direto na área do peito. O livro traz uma visão, mais próxima da ciência atual, do que e como seria o mundo espiritual, dos nossos acertos e tratos junto aos nossos guias espirituais, antes de cada encarnação. Uma leitura arrebatadora e transformadora!

Novembro, foi a vez de lembrar-me de um clássico da minha pré-adolescência – Pollyanna e o seu jogo do contente (http://orientacaopsicologica.com/2009/02/18/brincando-de-contente-em-poliana/ ). Coincidentemente, o livro de Eleanor H. Porter, teve tradução de Monteiro Lobato ( não me lembrava disto! ), e completou, exatamente, 100 anos de sua publicação neste ano de 2013. É que neste mês, o número de Andrés duplicou em minha vida e, de quebra, ainda ganhei duas filhas lindas – uma escolhida pelo filho, outra pelo Pai. Meu coração de mãe expandiu-se para abraçar mais gente..
E assim, com muita gratidão por todos aqueles que fizeram parte do meu caminho neste ano de 2013, é que digo, que tudo segue a perfeita ordem do roteiro traçado para cada um de nós, em comum acordo, para nossa evolução. Algumas pedras do caminho foram/são difíceis de escalar. No entanto, a Luz da nossa consciência espiritual, sempre estará presente dentro de nós, para iluminar nossos caminhos e vencermos os momentos mais difíceis. E foi com ela, com muita fé, orações, confiança, dedicação e perseverança que em 2013 alcançamos nossos objetivos. Foi com ela, também, que Júpiter venceu seu pai, Saturno. Assim, que venha o ano luminoso de 2014 com a regência planetária de Júpiter!
Feliz Ano Novo de expansão!
Os Flashes de 2013
Logo no início do ano, a cirurgia e a recuperação da afilhada Mariana foram, eu diria, milagrosas, resultados de muitas preces e confiança no Pai. Por ela, juntei-me a grande corrente de orações e fui pedir a intercessão, também, da Irmã/Santa Paulina, em Nova Trento, SC.
A parceria com Anete Effting foi outra bênção – ganhei uma irmã, uma família e alunos amigos queridos. Juntas, realizamos o treinamento de Practitioner da FES, em Blumenau, no belo Jardim do Anahata, e a formação internacional em Florais de Bach pelo método da Healingherbs. Fui sete vezes, ao todo, à Blumenau, em 2013, inaugurando uma nova fase de desenvolvimento da Terapia Floral, em Santa Catarina.


Em abril, mudei-me para Curitiba e aqui estou desfrutando a beleza desta cidade, até que os ventos apontem outra direção. Abril, também, foi o mês do seminário sobre os Florais na Educação em Joinville, uma bela realização de Suzana Krause, e das ex-alunas Marianita Scheuer Pereira e Carmen Abrahão – um marco, sinalizando novas possibilidades para os pais e educadores das novas gerações ( http://cosmosdrops.wordpress.com/2013/04/30/da-engenharia-quimica-aos-florais-na-educacao-semeando-um-novo-tempo-em-joinville/). O uso dos florais nas escolas públicas já é uma medida aprovada em alguns estados e municípios brasileiros. Minha esperança é que Joinville seja modelo para esta iniciativa também. E vamos, que vamos, rumo a este objetivo!

Em maio, o nervo ciático gritou e terminei conhecendo a Lizamar Rodriguez, com quem firmei parceria para a realização de cursos aqui em Curitiba. Não dava para encaixar muita coisa. Minha agenda já estava bem comprometida. Realizamos, apenas, o curso das Essências da Serra da Luz, em setembro e, em novembro, um curso básico sobre os Florais de Saint Germain. Os treinamentos maiores ficarão para 2014 – a formação Bach Healinherbs, a partir de abril, e a da Califórnia – Treinamento de Practitioner, no segundo semestre. Breve as informações estarão disponíveis na Agenda de Cursos.

No final de maio, realizei um desejo que vinha cultivando há anos. Queria ver um pouco mais da Serra Nevada, conhecer as sequóias gigantes, passar por lugares antes descritos e percorridos por John Muir, grande mentor do trabalho da Flower Essence Society e, especialmente, da pesquisa das novas essências do kit da Serra da Luz.
Assim, aproveitando a ida para o Treinamento dos Florais da Califórnia, organizado pela Essências Florais, peguei um atalho um pouco mais longo. Com duas colegas, atravessamos o Yosemite Park, de carro, eu dirigindo, em nosso caminho para Nevada City. Wow…parece simples, não? No entanto, simples não foi. As pedras foram muitas: calculamos mal o tempo e a distância, perdemo-nos algumas vezes, dirigi horas a fio, passando por estradinhas que beiravam abismos, e ainda chegamos atrasadas em nosso destino final. No entanto, valeu a pena!! As paisagens únicas e fantásticas daquele sítio geológico, os momentos junto à natureza e as saudações dos animais a nossa passagem são inesquecíveis. Minha eterna gratidão à Margareth Teófilo e Márcia Cristina G. Da Silva, meus anjos disfarçados de gente nesta jornada.

O treinamento com Patricia Kaminski e Richard Katz foi, como sempre, algo muito especial. O tempo colaborou para nossas vivências de campo e as cerejeiras estavam carregadas de frutos para nos receber. Parecíamos crianças disputando-as com os pássaros. Estar em Terra Flora, não é só estar na companhia e receber os ensinamentos diretamente deles. É vivenciar o Paraíso. Tudo é muito lindo e ecologicamente correto, sustentável. Um aprendizado para todos nós. O difícil é querer sair de lá.

Este ano tive a bênção de passar o meu aniversário neste cenário paradisíaco e participar da preparação conjunta de uma essência floral, justamente neste dia. Além disto, as colegas da Beltane House, a casa onde parte do grupo ficou hospedada, ainda preparou uma surpresa no café da manhã, para celebrar o novo ciclo, não só meu, mas de outras colegas geminianas daquele período também: Rosângela Teixeira e Heloísa Gomes. Foi demais! Agradeço a todas as colegas que participaram ativamente da surpresa e, em especial à querida Alessandra Dipra, eleita a promoter da casa. A Beltane House, depois do grupo das brasileiras, vai ter muita história para contar, não é mesmo, Tereza Guimarães?


Foi uma delícia compartilhar um cantinho todo especial com a Ruth, conviver e conversar com as colegas de diferentes partes do Brasil e também com aquelas que moram nos States. Mais uma vez, a generosidade, o cuidado e a hospitalidade de Patricia Kaminski e Richard Katz fizeram-se presentes de forma magnânima.
Não tive nem tempo de escrever sobre a nossa estada em Terra Flora, nem de agradecer aos organizadores, Cynthia e Bibo Assef, ( auxiliados por Ivelise Gianfaldoni e Paula Assef ), pela oportunidade que nos proporcionaram com esta viagem à Califórnia. Fica registrada a minha gratidão a vocês e todos que participaram desta iniciativa.
O fato é que, quando chegamos de volta, o nosso País estava fervendo com as manifestações populares, sendo os temas de maior reivindicação, além de transporte público e corrupção, Saúde e Educação. Aí foi uma loucura: muita mobilização para reverter posições desfavoráveis ao avanço de um conceito de saúde integrado a diversas áreas do saber e garantir o crescimento da Terapia Floral.
Com relação a esta, apesar dos reveses, conseguimos uma grande vitória no Rio de Janeiro – a inserção da Terapia Floral na saúde e nas escolas públicas deste município, por meio da Lei 5.617/2013, de autoria do vereador Reimont Otoni ( vide: http://cosmosdrops.wordpress.com/2013/08/20/agora-e-lei-terapia-floral-oficialmente-no-municipio-do-rio-de-janeiro/) . Do mesmo modo, o veto parcial ao chamado Ato Médico foi o resultado de muita luta, união e articulação entre as diversas classes de profissionais de saúde cerceadas pelo mesmo. No entanto, esta conquista ainda não é definitiva. Tramita na Câmara, o projeto de lei 6126/2013 propondo a revogação dos vetos. A luta continua. Gratidão aos colegas que estiveram representando e apoiando a Terapia Floral nestes movimentos, especialmente: Rogério Rebelo, Kátia Tápias, Rogéria Comim, Rosa Maria Peres, dentre outros.
Julho foi o mês da visita abençoada do Papa Francisco ao Brasil – uma pausa para reabastecermo-nos com sua presença simples e carismática e renovarmos a fé e a esperança para os tempos futuros. Um grande momento, sem dúvida, para todos nós, que compartilhamos a devoção por São Francisco de Assis.( vide : http://cosmosdrops.wordpress.com/2013/07/30/os-dois-franciscos-e-a-rede-que-une-terapeutas-florais-em-todo-o-mundo/ )
O segundo semestre foi a época de Mato Grosso do Sul aprofundar-se na prática da Terapia Floral com a pesquisa da Flower Essence Society. A realização do Treinamento de Practitioner da FES, em Campo Grande, foi um marco para o desenvolvimento da Terapia Floral na região central do Brasil. ( vide:http://cosmosdrops.wordpress.com/2013/09/04/treinamento-de-practitioner-da-fes-em-campo-grande-uma-nova-fase-para-os-terapeutas-florais-de-mato-grosso-do-sul/. Os temas do treinamento modificaram a vida e prática terapêutica da maioria dos participantes. Para mim, o momento mais especial foi o ensino dos meta-níveis, onde pude constatar a grandeza e a diversidade deste nosso País. A apresentação e o testemunho das alunas Mariluci Foresti e Tatiana Rojas foram emocionantes e inspiradores. Meu agradecimento especial à diretoria da Asterflor, seus auxiliares, e as colegas: Maria Estevam, Joseane Roque, Ester Sakamoto e Sandra Mara Vieira, pelo carinho e hospitalidade.

Em novembro, ainda consegui encaixar-me num grupo para virar Sábia! Não podia perder esta oportunidade para rever a amiga de longa data, Sandra Epstein e estar com Anete Effting, mais uma vez, para finalizar nosso grande ano de parceria. Foi ótimo ter-me dado este momento, antes de finalizar o meu ano letivo, com o curso dos Florais de Saint Germain, aqui em Curitiba.
Em resumo, 2013 foi um ano de muito trabalho, esforço, superação e grandes realizações: muitas vidas tocadas e transformadas, lágrimas, sorrisos, parcerias, novas amizades e descobertas. E vamos a 2014!
Feliz Ano Novo!
12 Comentários
Deixe um comentário Cancelar resposta
[vc_row full_width=”” parallax=”” parallax_image=””][vc_column width=”1/1″][vc_widget_sidebar sidebar_id=”default”][/vc_column][/vc_row]
Querida Rosana!!! Parabéns pelas conquistas!!!Resultado do seu merecimento!!! Mesmo em um ano de Saturno!!! Tenho acompanhado de longe sua trajetória com muita alegria. Que tal um livro para 2014 como proposta de expansão no ano de Júpiter? Fica a dica!!! Grande beijo e excelentes entradas!!!
Sim, Suzana querida!
Estou precisando finalizar o meu livro “para ontem”. Esta é uma das cobranças do meu retorno de Saturno.
Espero que as peças do grande quebra-cabeça da vida tenham se encaixado para que eu possa voltar a estabelecer uma rotina de escrita.
Beijos e um ótimo ano para você e sua grande família!
Querida Rosana, agradeço a Deus a oportunidade de conhecer o seu trabalho, e ser tocada pela forma maravilhosa com que nos conduz pelos caminhos da terapia floral…o que para mim antes era apenas um hobby está se tornando uma profissão…devo a você e a Anete!!! Beijos e seja muito feliz!!
Obrigada, Vera!
você apenas seguiu seu chamado. Você já é motivo de meu orgulho e sei que você o será ainda mais.
Beijos e feliz 2014!
Sim, eu seguí meu chamado…muito me orgulha ter sido uma de suas alunas…beijão…fica bem!
Querida Rosana,
Puxa! Vc fez tanta coisa em 2013… Foi um grande ano pra vc, afinal! Parabéns por todas as suas conquistas, e q em 2014, vc possa muito mais. Estamos aki, sempre torcendo. Feliz ao novo. Bjs, Lilly e Carlos Roberto
Obrigada, Lilly!
e ainda fui conhecer o Daniel! Nova vida para esta afilhada querida também!
Feliz 2014 para vocês também!
Bjs!
Rosana, obrigada por compartilhar com tanta ” humanidade ” , simplicidade e beleza uma síntese dos acontecimentos do seu 2013 . Para mim , o fato mais marcante , abençoado que evoca um profundo sentimento de gratidão , foi com certeza a viagem à Califórnia com amigas queridas , atraída pelas flores e ainda ficar na Beltane House , uma decisão tomada sem rodeios por nosso coração desde dezembro de 2012 . Um grande privilegio entre tantos . Gostei muito de conhecer novos amigos em especial , você , com quem senti imediata empatia e simpatia . Um grande abraço e que 2014 seja pleno de Alegria e Renovação !
Obrigada, Fátima!
Espero que o Universo traga-nos, em breve, uma nova oportunidade para estarmos juntas! Foi muito bom e rico, este reencontro de almas, na Beltane House.
Um 2014 abençoado para você e sua família!
Feliz 2014 professora!!!!
Que você continue nos brindando com seus textos e partilhando de seu conhecimento conosco sempre.
Sinto em mim uma alegria sempre crescida quando penso que recebi de você (e continuo recebendo) as primeiras lições deste mundo encantando da Terapia Floral.
Terá sempre minha gratidão.
Saúde e Paz para todos nós para que continuemos neste caminho e nesta caminhada.
Abraços.
Querida Mara,
você não é uma semente do meu trabalho, mas sim, uma grande árvore, gerando seus próprios frutos e sementes, a me orgulhar.
Obrigada! Um 2014 abençoado para você e todos os seus!
Que nossas árvores continuem dando bons frutos.
Abraços. E mais uma vez grata.