Um balanço da primavera de 2015 na Inglaterra
Um balanço da primavera de 2015 na Inglaterra
- junho 21, 2015
- Posted by: zek
- Categoria: Florais de Bach Treinamento de campo Florais de Bach


No dia em que adentramos uma nova estação, resolvi fazer um balanço de como foi a primavera deste ano, na Inglaterra. Creio que, de todas as outras temporadas que lá passei, esta foi a mais estranha.
A oscilação de temperatura foi muito grande. Não vivemos um crescente da mesma. Quando eu pensava que o tempo iria melhorar e as temperaturas começariam a subir, logo vinha uma chuva, muitas vezes, instalando o frio de novo.
Para vocês terem uma ideia, hoje, primeiro dia de verão, no hemisfério norte, as temperaturas ficaram entre 11o e 19oC, com média de 13oC: a mesma do início de inverno em Curitiba!
Enfim…Como diria o mestre, Julian Barnard, não dá para prever como será a primavera, ou melhor, quem, quando, e se, a planta que queremos tanto encontrar, irá florir. No entanto, para mim, a primavera continua sendo uma época mágica. Acompanhar o rebrotar do campo é uma experiência única de comunhão com a natureza e renascimento.
Este ano, a oscilação de temperatura de forma brusca, “abortou” floradas, antecipou algumas e adiou outras. Por exemplo, as Beeches, tanto perto de casa, como em Crickhowell, não floriram este ano. Nunca tinha visto isto acontecer…e aí, ficou a dúvida: não floriram por que não florescem todo ano ou, por causa, realmente, da grande oscilação de temperatura?
Hornbeam também sofreu bastante: as flores femininas foram poucas e muitos amentilhos masculinos foram ao chão…
Em compensação, esta confusão de temperaturas, trouxe-me uma grata surpresa. Mustard, que só costuma florir mais para julho, início de agosto, deu o ar de sua graça ainda no final de maio. Pequenas ilhas amarelas invadiram o campo de uma antiga plantação de trigo perto de casa, como focos de luz na terra.


Meu presente de aniversário e despedida do campo deste ano ficou por conta da Wild Rose. Esta, que atrasou, praticamente, um mês para florir, deixou para fazê-lo, em abundância, na primeira semana de junho, renovando minhas forças de amor e compromisso para com a vida neste planeta e invadindo o campo com seu perfume suave e maravilhoso. Uma bela despedida do campo, sem dúvida!
1 comentário
Deixe um comentário Cancelar resposta
[vc_row full_width=”” parallax=”” parallax_image=””][vc_column width=”1/1″][vc_widget_sidebar sidebar_id=”default”][/vc_column][/vc_row]
Olá Rosana 🙂 você descreveu bem o que está sendo a primavera aqui na Inglaterra. Com todas as oscilações de temperatura, as flores realmente ficam confusas. Nevou semana passada e hoje aqui na região East Midlands a temperatura chegou a 18ºC.
Bju