O papel da Conferência Internacional Bach Cromer na expansão da Terapia Floral no mundo – 130 anos de Edward Bach
O papel da Conferência Internacional Bach Cromer na expansão da Terapia Floral no mundo – 130 anos de Edward Bach
- setembro 24, 2016
- Posted by: zek
- Categoria: Geral

Hoje comemoramos 130 anos do nascimento do Dr Edward Bach, o “pai” da Terapia Floral. Recentemente, esta data passou a ser considerada o dia do Terapeuta Floral, em todo o mundo. Muitos são os eventos: reuniões, palestras e congressos, para homenagear o pioneirismo deste médico inglês.
No entanto, para que isto pudesse acontecer, a realização da Conferência Internacional Bach Cromer, há exatos dez anos, foi fundamental. ( clique no link para saber como foi a Conferência )bach-cromer-conference-portugues-com-fotos
Há muito, Julian Barnard, pesquisador da obra de Bach, autor e produtor dos Florais de Bach Healingherbs, vinha querendo fazer um evento nesta data. No entanto, as divergências comerciais e judiciais entre os produtores de florais de Bach, a empresa Nelson´s e o Bach Centre, impediam uma aproximação. Unir a comunidade mundial dos florais de Bach parecia ser uma missão impossível.
Felizmente, o bom senso e o exercício da fraternidade, grande pilar da filosofia do Dr Bach, prevaleceram. Judy Howard, uma das curadoras do Bach Centre, atendeu ao chamado de Julian Barnard para unir-se a ele e a outros produtores dos Florais de Bach nesta tarefa. A Conferência Internacional Bach Cromer foi um sucesso, mobilizando um grande número de voluntários, participantes e autoridades dos Florais de Bach de todo o mundo. Foi um marco para o desenvolvimento maior da Terapia Floral.
Nestes dez anos que se sucederam à conferência, muita coisa aconteceu. No Brasil, a pesquisa dos florais nacionais atingiu a maturidade, alcançando projeção internacional. As inúmeras iniciativas sociais, além de inspirarem ações semelhantes no mundo, mobilizaram a criação de leis incluindo a terapia floral em centros de saúde e escolas públicas de diversas cidades e estados brasileiros. Os programas educacionais se alastraram fomentando o saber floral de diferentes formas. A linguagem da natureza veio para sala de aula e vice-versa. O Brasil virou uma potência em Terapia Floral, “exportando” sua experiência para o mundo.
Por outro lado, o Japão, onde a Terapia Floral era incipiente em 2006, tornou-se um terreno fértil para a mesma. O trabalho de vários pesquisadores florais já é bem difundido na terra do sol nascente.
Do mesmo modo, o bloco de língua espanhola continua expandindo, seja na Europa ou nas Américas. Além disto, graças a pesquisas dos colegas Lluís Juan Bautista e Eduardo Grecco, tivemos acesso ao trabalho de Mary Tabor – um pilar fundamental para a instrução do terapeuta floral quanto ao pensamento de Edward Bach.
Cuba continua referência do uso das essências florais na rede de saúde enquanto os colegas ingleses buscam formas de se fortalecerem para avançar na Terapia Floral. Recentemente, o Bach Centre e a Associação Britânica de Florais e Essências Vibracionais uniram-se para criar o COREP, o Conselho de Practitioners Registrados a fim de, juntos, legislarem sobre a prática terapêutica.
Ainda há muito a ser feito e conquistado para a Terapia Floral. No entanto, quando olhamos para trás, só temos a agradecer ao trabalho daqueles que vieram antes e nos passaram o bastão. A luta continua. Cabe a nós seguirmos em frente, praticando a fraternidade e a união, para que o legado de Edward Bach possa beneficiar ainda mais pessoas em todo o mundo.
Feliz dia do Terapeuta Floral!
6 Comentários
Deixe um comentário Cancelar resposta
[vc_row full_width=”” parallax=”” parallax_image=””][vc_column width=”1/1″][vc_widget_sidebar sidebar_id=”default”][/vc_column][/vc_row]
Admiro teu trabalho!
Obrigado pela partilha da vivência!
Aguardando Curso sobre os Florais de Bach no nosso Jardim Botânico, aqui em Porto Alegre!
Abraços
Mely Cimadevila
Que maravilha!!!! Muito bom fazer parte desse trabalho!!!!
Grata professora por me abrir as portas deste Mundo tão encantador.
Cada dia me encanto mais o trabalho e os resultados que dele vem.
Abraços para todos nós.
Gratidão ao Dr. Bach e a todos mestres que se seguiram a ele, como Neide Margonari e toda sua sua família. E agradeço a você, Rosana, pelo seu trabalho maravilhoso com a Terapia Floral, ajudando as pessoas mas também ensinando a arte de ver o outro com amor, compaixão e acolhimento. Você é a inspiração para nós, suas alunas e alunos.
Gratidão, gratidão, gratidão sempre.
Cris querida, Obrigada pelo carinho!! Fico feliz de inspirar vc em sua jornada!! Bjs!
Cris, obrigada por suas palavras. Fico feliz de servir a este propósito. Bjs!