Florais de Saint Germain – Practitioner 2017: um passo além
Florais de Saint Germain – Practitioner 2017: um passo além
- novembro 8, 2017
- Posted by: zek
- Categoria: Educação do Terapeuta Floral Florais de Saint Germain

Há muito não escrevo no blog. Parece, até, que nada de interessante tenho para contar. Muito pelo contrário. Este período foi tão movimentado que não sobrou foi tempo, mesmo, para compartilhar. Virei, até, avó mais uma vez…
Logo após o último post, descobri uma conferência internacional sobre transtorno do espectro autista, aqui em Curitiba, com várias autoridades entrevistadas pela Revista Veja, e lá fui eu.
A conferência foi só a confirmação de que eu precisava me mexer: achar um jeito de ajudar mais as famílias e as crianças diagnosticadas com este transtorno. Assim, não só decidi criar um projeto on-line, o projeto Jardim Azul ( https://cosmosdrops.wordpress.com/projeto-jardim-azul/ ), como também ofereci-me como voluntária para atuar na AAMPARA ( Associação de Atendimento e Apoio ao Autista – www.aamparaautismo.org.br ), após conhecer Rosimere Benites, sua presidente, na referida conferência. Felizmente, fui aceita. Agora, lá estou eu, também, tentando convencer as mães da importância da Terapia Floral para si próprias e para seus filhos.
Com isto, quem já não tinha quase nada para fazer, resolveu abraçar um pouco mais..
No entanto, meu sumiço não se deveu só a isto. Há muito Talita Margonari Lazzuri, filha da sintonizadora dos Florais de Saint Germain, Neide Margonari, havia-me convidado para fazer parte do time dos professores do treinamento intensivo oferecido a cada dois anos – o Practitioner Saint Germain. Talita queria que eu contribuísse com o estudo das propriedades sutis das famílias botânicas contempladas no sistema. Minha abordagem da família das gramíneas a levou a querer expandir este estudo para outras famílias também. No entanto, os compromissos familiares e profissionais haviam-me impedido de atender seu convite nas versões anteriores do treinamento.
A oportunidade veio agora, após um convite bem antecipado. Tudo de acordo com o plano divino.

Com isto, desde o início de agosto, passei a dormir e acordar pensando em famílias botânicas e seus arquétipos. Viajava carregando livros de botânica e dos Florais de Saint Germain pra cima e pra baixo. Caminhava observando os exemplares do sistema que encontrava, tentando perceber sua linguagem sutil, seu gestual…Um processo criativo frenético!
No final, tudo deu certo!! Fiquei muito feliz com minhas descobertas e pela oportunidade de mergulhar neste estudo. Também fiquei mais apaixonada pelo sistema, pelas essências que Neide sintonizou. Olhar para elas, a partir de suas famílias botânicas, expande nossa compreensão do seu potencial de cura.
Este treinamento é realizado no Grande Hotel de Águas de São Pedro, em SP – um hotel escola de hotelaria e gastronomia maravilhoso. Imaginem a tentação de não extrapolar nos pratos e sobremesas! Como diria a Eliane Locks, era desafiador…

A sala deste ano envolvia-nos com a natureza. Um cenário lindo, com todo conforto e carinho oferecido pelo hotel e pela equipe dos Florais de Saint Germain. O tempo foi dividido entre Valdemar Castro, Eliane Locks, Talita Lazzuri e eu.

Valdemar expandiu seu material sobre Fisiologia Bioenergética e fez-nos mergulhar neste universo maravilhoso do corpo humano e seus corpos sutis, chacras, órgãos e glândulas, em busca de uma compreensão maior das doenças. Um professor com uma didática excelente e apaixonado pelo que faz! A cada aula, reuníamos em grupos para refletir sobre algumas doenças, proporcionando momentos de troca importantíssimos.



Apesar de minha aula ser logo após o almoço, a turma foi muito receptiva aos ensinamentos sobre o estudo arquetípico das famílias botânicas. As aulas proporcionaram momentos mágicos de profunda reflexão. Sempre que o tempo permitia, saímos ao ar livre para observar alguns exemplares ou detalhes das famílias mencionadas.




Além disto, para minha alegria, muitos colegas tiveram lindos insights sobre a essência que escolheram falar em sua apresentação final, em função deste olhar arquetípico das famílias botânicas. Acho que virei uma espécie de musa inspiradora …rsss

Eliane Locks trouxe-nos os ensinamentos dos Mestres na prática, lançando mão de alguns casos, para ilustrar as questões da espiritualidade. Suas aulas proporcionaram momentos de discussão e reflexão importantes acerca de circunstâncias que enfrentamos no cotidiano de nossa prática como terapeutas florais. A grande novidade da colega, no entanto, foi a aquisição de um aparelho GDV, que a possibilitará dar continuidade as suas pesquisas com bioeletrografia de uma forma mais ágil. Eliane começou a testar seu novo “brinquedo” ainda no hotel, formando filas entre os participantes e adicionando uma dose extra de trabalho para ela e Talita, após o jantar. Duas queridas!!


Por sua vez, Talita, quase não teve tempo para realizar as vivências da terapia artística. Teve que negociar o tempo com todos nós e, especialmente, com Valdemar. No entanto, o que ela nos proporcionou foi um mergulho em nós mesmos, na nossa essência e passado, colocando a mão, literalmente, na massa, ou melhor, na argila. Ficamos com o gostinho de quero mais!

As colegas, Celestina Marques Gonçalves e Camila Marques Jarita Vijaya também nos brindaram com suas apresentações: Celestina, falando um pouco sobre desenvolvimento espiritual, enquanto Camila, sobre suas pesquisas envolvendo o uso das essências florais e os animais – iniciativas, cada vez mais, importantes para validar as essências florais junto à comunidade científica. Parabéns, Camila!!

Também tivemos o lançamento do livro da colega Maria Teresa Bijos Faidiga, A Numerologia dos Florais de Saint Germain: um momento emocionante junto à Neide e à Talita, que coroou a determinação de Maria Teresa em cumprir a meta de ter seu livro pronto e publicado para este Practitioner. Parabéns, querida!!
Este ano, os participantes que desejavam atuar como professores do sistema, fizeram curtas apresentações sobre alguma essência ou sobre algum caso. A criatividade rolou alto. Algumas apresentações ficaram para a história do Practitioner. Parabéns, turma!
Enfim, vivemos dias de muitos reencontros de alma, aprendizados profundos, comida maravilhosa, natureza, fraternidade, tudo isto proporcionado pela organização impecável da equipe dos Florais de Saint Germain e da hospitalidade do Grande Hotel Águas de São Pedro.
Hoje, há um mês do término do Practititoner, já estamos em Ubatuba para o próximo passo – Módulo Conexão. E vamos a mais reencontros e aprendizado junto a natureza pungente da Mata Atlântica.
Até mais!
P.S – as fotos são de Talita Margonari Lazzuri e Elaine Reginnaldo. Gratidão!
4 Comentários
Deixe um comentário Cancelar resposta
[vc_row full_width=”” parallax=”” parallax_image=””][vc_column width=”1/1″][vc_widget_sidebar sidebar_id=”default”][/vc_column][/vc_row]
A Dra das Flores nao para, certamente por que conhece com muita sensibilidade as diferentes carencias humanas. Fiquei muito feliz pela noticia depois de muito tempo que nao vejo.
Sua Luz brilha alto e longe, mestre Rosana.
Estamos bem por aqui.
Carinhoso abraco.
Ricardo Castro.
Obrigada, pela visita, caro Ricardo!
Fico feliz em saber que vocês tão bem.
Lembro-me sempre de todos com muito carinho.
Um abraço saudoso em todos vocês.
Rosana, sua dedicação é um exemplo, me inspira a permanecer no caminho das Flores! Tenho certeza que seu amor aos florais a cada dia mais rende mais semente para o amanhã! Abraço carinhosos!!
Rosana, seu relato me deixou com o coração apertado por não ter participado do curso. Fica para uma próxima oportunidade! Parabéns a você e todos do Practitioner 2017!