AAMPARA Curitiba recorre aos florais como apoio ao público autista e a seus familiares
AAMPARA Curitiba recorre aos florais como apoio ao público autista e a seus familiares
- dezembro 7, 2019
- Posted by: Rosana Souto
- Categoria: Autismo e essências florais

Há dois anos e meio, as essências florais chegaram à AAMPARA – Associação de Atendimento e Apoio ao Autista, de Curitiba, e hoje, apesar de minha agenda pra lá de movimentada, chego ao final deste ano com esperança renovada.
É que, ao conversar com algumas mães, esta semana, por ocasião do término das atividades na instituição, os feedbacks foram tão bonitos que decidi compartilhar minha esperança com vocês.
Em se tratando do autismo, todo e qualquer avanço no desenvolvimento de uma pessoa em termos de sua autonomia, é motivo para celebração. Quanto mais quando isto é alcançado de forma não invasiva, natural e segura.
Com isto, um simples bate papo com as mães foi um alvoroço na cozinha; adolescentes que estavam deixando de fazer xixi na cama à noite, já na primeira leva dos florais, outros que passaram a usar o vaso sanitário sem medo, podendo ir ao banheiro sozinhos em casa e/ou na escola, outros que diminuíram a agitação e as estereotipias ou que estavam dormindo melhor, enfim, questões que fazem MUITA diferença com quem convive diariamente e torce pelo desenvolvimento maior de seus filhos.
No entanto, a começar pela presidente, Rosimere Benites, usuária dos florais desde o início, outras mães também já não dispensam mais suas gotinhas. Quando é que você vem à AAMPARA? Estou precisando dos meus florais!!

Michele França, mãe que retornou há pouco, após ficar praticamente um ano em outra cidade, é uma das mais entusiastas: eu com uma semana de floral já estou me sentindo melhor. Já estou podendo dormir à noite!!! Gratidão
Ela me deixou emocionada ao dizer: hoje você me trouxe esperança junto com esses frascos. O Andrey já começou a tomar e creio que daqui um mês ele vai estar muito melhor!!!
…antes de eu ir embora … quando ele começou a fazer uso dos florais melhorou o sono, melhorou a agitação melhorou agressividade: passou a ser um menino mais tranquilo. Aí, sem os florais tudo ficou complicado… Hoje, graças a Deus, a você e a AAmpara, que nos dão essa oportunidade de estar nos tratando, eu sei que ele vai melhorar…
No entanto, nem tudo são flores para a AAMPARA, nem para a condução do tratamento floral para o público atendido na instituição. Há anos, Rosimere luta para a manutenção das atividades e não tem sido nada fácil. Além das dificuldades financeiras em si, ano passado, por exemplo, a sede sofreu três atos de vandalismo, que não pouparam nem as lâmpadas!
A instituição foi fundada em 2006 em decorrência da própria história de vida da Rosi, em função de sua filha Beatriz. Uma alteração comportamental brusca com um ano e oito meses de idade e a busca incessante por um diagnóstico e intervenção adequados por mais de quatro anos, levaram-na a querer ajudar outras mães que vivenciavam as mesmas circunstâncias de angústia e desespero.
Com isto a AAMPARA tem tanto o objetivo de promover uma conscientização maior sobre o autismo como oferecer aos pais e/ou familiares orientação e apoio diversos.
Foco da instituição são as famílias de baixa renda, que não conseguem ter acesso as clínicas especializadas e que dependem dos serviços oferecidos gratuitamente. Muitos precisam, até, de ajuda para chegar ao local.
Com isto, a rotatividade do público atendido é grande. São raras as famílias que permanecem na intuição por muito tempo.
Para a terapia floral (e demais abordagens terapêuticas!), isto é um fator que dificulta o rastreamento dos resultados. Muitas vezes, a criança que recebe os frascos de florais, deixa de frequentar a instituição logo em seguida ou não retorna no ano seguinte. Assim, ficamos sem saber o que aconteceu.
Por outro lado, a perseverança e os feedbacks da própria Rosi e de outras mães ajudam-nos a consolidar os benefícios e a dar continuidade ao serviço.
As essências florais requerem a regularidade de sua administração para a obtenção de resultados positivos – em qualquer um de nós. Também é importante frisar que não existe floral para autismo, tampouco para dor de cabeça ou dor de dente. Existe floral para a pessoa como um todo, seja ela autista ou não. Assim, não existe uma fórmula mágica para o autismo. Do mesmo modo, não podemos prometer curas milagrosas. É importante que os pais tenham consciência disto.

Conquanto, estejamos lidando com um produto natural e seguro (por favor, veja: https://cosmosdrops.wordpress.com/2019/05/30/as-essencias-florais-a-anvisa-e-a-genialidade-de-edward-bach/ para mais informações), o autismo continua sendo uma incógnita. Embora, em meus trinta anos de terapia floral já tenha visto muita coisa, não temos como prever até onde iremos chegar.

De minha parte, agradeço a abertura e o voto de confiança dados por Rosimere Benites à esta prática terapêutica desenvolvida pelo médico inglês, Dr. Edward Bach, no século passado. Hoje a Terapia Floral, embora ainda enfrente muitos preconceitos por aqueles que desconhecem seus fundamentos, já está inserida na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS e é recomendada pela Organização Mundial de Saúde. Deste modo, a AAMPARA está dando um passo inovador para beneficiar este público.
Agradeço também a Talita Margonari Lazzuri, por apoiar-nos nesta iniciativa com os Florais de Saint Germain, bênçãos sintonizadas por sua mãe Neide Margonari, e a todas as mães e profissionais da AAMPARA que me apoiam neste trabalho.
E vamos ao próximo ano, cheia de novas ideias para levar estas bençãos a mais pessoas!
P.S – Caso vc queira e possa colaborar para manter a AAMPARA beneficiando estas famílias, segue a conta para doações. Desde já, agradeço! Caixa Econômica Federal – AG 0370 – OP 003 C/C 1308-8. O PIX é o núemro do CNPJ abaixo.
2 – Caso queira saber mais sobre minha abordagem com a Terapia Floral em pessoas com autismo, consulte a página dos Treinamentos
Deixe um comentário Cancelar resposta
[vc_row full_width=”” parallax=”” parallax_image=””][vc_column width=”1/1″][vc_widget_sidebar sidebar_id=”default”][/vc_column][/vc_row]